Índice

    Vistoria veicular: entenda o que é e quando pode ser solicitada

    Vistoria Veicular: saiba para que serve e quando deve ser feita
    Índice
      Vistoria Veicular: saiba para que serve e quando deve ser feita

      Pensando em vender ou comprar um carro usado? Pois saiba que você vai precisar de uma vistoria veicular.

      Isso porque ela é primordial para que você obtenha um laudo cautelar que permite fazer a transação comercial.

      Trata-se de uma exigência dos Detrans estaduais para analisar a documentação do veículo e verificar as características originais de fábrica.

      Também é um procedimento usado para verificar se o automóvel está em boas condições de uso, além de outros detalhes.

      Para ajudar você a entender o que é a vistoria veicular e quando ela é solicitada, preparamos este artigo. Acompanhe! 

      Entenda o que é vistoria veicular 

      Basicamente, a avaliação de vistoria veicular é realizada para verificar as condições de circulação do automóvel e, também, a documentação do bem.

      Ainda serve para atestar a sua existência e, para isso, são realizadas análises pelos fiscais autorizados pelos Detrans.

      Dessa forma, é possível atestar o funcionamento dos equipamentos que são obrigatórios e se a documentação é autêntica.

      É no momento da vistoria cautelar do veículo que são verificados o poder legítimo do atual proprietário e se as características originais do automóvel foram alteradas, como a numeração do chassi, por exemplo. 

      Caso sejam constatadas alterações, é necessário informar ao Detran, a fim de que a situação seja regularizada.

      Logo, a inspeção veicular pode ser entendida como uma medida para inibir a circulação de veículos que estão com alguma irregularidade, uma vez que automóveis fora das condições de uso, por exemplo, podem colocar em risco a segurança de motoristas, passageiros e outros agentes envolvidos no trânsito.

      É por isso que a vistoria cautelar é obrigatória em todo o Brasil, estando entre as suas principais funções assegurar se:

      • a documentação do veículo é autêntica;
      • a propriedade do veículo é legítima;
      • o carro apresenta condições seguras para uso.

      Vale lembrar ainda que, em caso de compra e venda, a transferência de veículo deve ser feita em até 30 dias. Caso contrário, o atual proprietário do veículo fica sujeito à multa de averbação.

      Qual o objetivo de fazer a vistoria veicular?

      Como você pode perceber, a vistoria de veículo é fundamental para garantir a segurança de quem está adquirindo um veículo usado. Por isso, ela é obrigatória.

      Assim, é possível garantir que todos os meios de transporte regulamentados cumpram com suas especificações de fábrica, além de apresentar condições de uso corretas. 

      A vistoria veicular ainda assegura para o novo proprietário que o veículo está em condições de uso, além de conferir mais segurança e proteção no trânsito.

      Quando a vistoria é obrigatória?

      A vistoria veicular é obrigatória nos casos de transferência de propriedade e regularização de automóveis e, também, para o caso de licenciamento de veículos que possuem mais de 5 anos de fabricação. 

      Além disso, tira de circulação veículos que não atendem as especificações de fábrica ou que estejam fora das condições de uso consideradas adequadas.

      A vistoria veicular também é necessária quando há alteração nas características originais do automóvel, em caso de mudança de categoria ou diante de situações de sinistro de seguros automotivos.

      Dessa forma, os Detrans estaduais conseguem fazer a prevenção de fraudes, roubos ou furtos e alterações que estejam desalinhadas com as normas estabelecidas. 

      Saiba quais os tipos de vistoria veicular e quando são solicitadas

      Agora que você já sabe o que é vistoria veicular, veja a seguir quais os tipos e quando são solicitadas!

      Vistoria prévia

      A vistoria prévia ocorre quando há contratação do seguro do carro. Ela tem como objetivo fazer a análise completa das condições gerais do automóvel para assegurar a validade da apólice.

      Dessa forma, é possível atestar que o carro está regular e pode ser segurado.

      Assim, a vistoria veicular também é necessária no caso de:

      • troca de seguradora;
      • renovação de seguros que já perderam o prazo de vigência; ou 
      • haver acréscimo de novas coberturas em uma apólice já existente. 

      Vistoria de procedência

      A vistoria de procedência ocorre quando um carro é colocado à venda.

      Nesse caso, seja pelo proprietário do bem ou a empresa de venda de automóveis, o veículo deve passar pela vistoria para avaliar seu estado geral.

      Mais uma vez, a intenção é atestar a sua originalidade e identificar quaisquer problemas, como:

      • falhas nos vidros, câmbio ou motor;
      • chassis adulterados;
      • prejuízos na pintura;
      • danos à lataria.

      Além disso, há a consulta na Base Nacional Veicular (BIN), que nada mais é do que um banco de dados oficiais do Senatran, responsável por compilar as características e informações sobre os veículos.

      Os dados são obtidos a partir do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e das vistorias anuais.

      Vistoria em trânsito

      Quando o veículo está fora da área de jurisdição, a vistoria em trânsito é acionada.

      Nessa situação, é preciso ter a Guia de Arrecadação Estadual (Gare) e encaminhar o automóvel ao pátio do Detran, que vai analisar as condições gerais do veículo e requerer o pagamento de taxas.

      Também é necessário apresentar cópia simples do Certificado de Registro de Veículo (CRV). 

      Vistoria para transferências

      Como já mencionamos, é uma vistoria veicular obrigatória e acontece sempre quando o atual proprietário decide vender o bem ou transferi-lo de propriedade.

      O laudo de transferência é solicitado em casos de:

      • mudança de cidade;
      • alteração nas características de fábrica do veículo;
      • procedência de busca e apreensão;
      • financiamento.

      Entenda a quem recorrer para fazer uma vistoria veicular

      Os Detrans estaduais são os órgãos responsáveis por fazer a vistoria no veículo. Por muitos anos, eles eram a única opção dos proprietários.

      Assim, toda vez que era preciso realizar esse procedimento, era necessário comparecer à respectiva sede estadual do Detran para apresentar a documentação. A partir disso, o veículo passava pela avaliação do órgão.

      Para agilizar os processos, atualmente já é possível fazer o serviço de vistoria veicular por meio de empresas credenciadas. Elas são conhecidas como Empresas Credenciadas de Vistorias (ECV) e estão autorizadas a avaliar o carro. O cuidado fica por conta de checar se as empresas são autorizadas pelo Detran. 

      Geralmente isso pode ser feito no site do departamento de trânsito do seu estado. A empresa autorizada emitirá um laudo veicular validado pelo Detran, que tem validade em todo o estado. Logo, a vistoria pode ser realizada em uma cidade diferente de onde o carro será registrado, desde que seja no mesmo estado.

      Viu como a vistoria veicular não é algo tão complicado como você imaginava? Seguindo essas dicas, todo o processo fica muito mais fácil!

      Agora que você já sabe o que é e como solicitar uma vistoria veicular, é importante se atualizar sobre legislação do trânsito através de cursos de reciclagem e atualização para motoristas. Confira aqui nossa lista de cursos online e escolha o que mais se adequa ao seu objetivo!

      Escrito por Equipe Procondutor

      A Procondutor é especialista em educação digital para o trânsito e produz conteúdo para formação, capacitação, reciclagem e aprimoramento de motoristas.

      Compartilhe:

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *