Índice

    IPVA 2022: Entenda os valores e como consultar débitos

    IPVA 2022: Entenda os valores e como consultar débitos
    Índice
      IPVA 2022: Entenda os valores e como consultar débitos

      Todo início de ano são várias contas para pagar: matrícula de escola/faculdade, IPTU e, também, o IPVA 2022. O imposto é devido para todos os proprietários de veículos automotivos no país. 

      O não pagamento do IPVA gera uma série de transtornos para o motorista. Ele pode ter o nome negativado e ainda ser multado, além de perder pontos na CNH.

      Para ajudar você a entender tudo sobre o IPVA 2022, preparamos este artigo. Acompanhe!

      Entenda o que é IPVA

      O IPVA é a abreviação para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Trata-se de um tributo cobrado anualmente, e é de competência dos estados e do Distrito Federal.

      Seu cálculo é realizado sobre o valor de mercado dos veículos automotores. Em média, o imposto devido é de 3% do preço do veículo, a depender de cada Estado.

      Saiba como é calculado o IPVA 2022

      Como explicado, o IPVA é de responsabilidade de cada estado. No entanto, é corriqueiro que a base de cálculo do imposto seja o preço médio do veículo.

      O carro zero tem como referência o valor da nota fiscal. No caso de veículos usados, os valores seguem os preços pesquisados em publicações especializadas. Como principal parâmetro, são disponibilizados os dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Tabela Fipe).

      No caso de carros usados importados, a base de cálculo é feita de acordo com o documento de desembaraço aduaneiro. Ainda, é acrescido os demais tributos e encargos, mesmo que não recolhidos pelo importador.

      Entenda onde consultar os valores e boletos

      O valor do IPVA sempre precisa ser consultado diretamente no Detran do estado no qual o contribuinte está vinculado, isso porque o cálculo do valor do IPVA muda de acordo com a unidade federativa.

      A forma de pagamento varia de estado para estado, bem como a alíquota do imposto e o valor final do IPVA. Alguns estados enviam o boleto de pagamento para a residência do proprietário do imóvel.

      Vale lembrar que o endereço é o que consta no Detran do seu estado.

      Para quitar o boleto, basta ir até uma agência bancária, pagar pelo internet banking ou aplicativo do seu banco. Em alguns estados, é preciso gerar o boleto para pagamento.

      De modo geral, isso é feito pelo site da Secretaria Estadual responsável pela cobrança.

      Ainda é possível emitir o IPVA 2022 por meio do site do Detran do seu estado.

      Também existem estados em que é possível, de posse do Renavam do veículo, pagar o IPVA em um terminal de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores. Para consultar o Renavam, você pode entrar no site do Detran e inserir “Consultar pela placa do veículo”.

      Em outros estados, para consultar o IPVA do veículo, basta acessar o site de bancos credenciados, tendo em mãos também o documento do automóvel.

      É importante buscar emitir o boleto de pagamento do IPVA 2022 em sites de órgãos oficiais, como o Detran. Dessa forma, você evita cair em golpes e ter outros transtornos!

      Desconto IPVA 2022

      Alguns estados oferecem descontos para o pagamento à vista do IPVA.

      No estado de São Paulo, por exemplo, quem não pagou o IPVA 2022 em janeiro ainda tem a chance de quitar o imposto com desconto de 5%.

      A redução está disponível tanto para pagamentos à vista, como para parcelamento, que pode ser feito em até cinco vezes sem juros.

      Para saber qual o desconto do pagamento à vista ou parcelado no seu estado, é possível consultar o veículo no site do Detran. 

      O endereço eletrônico é sempre o mesmo: www.detran.UF.gov.br, e você deve substituir a “UF” pela sigla do seu estado.

      Saiba o que acontece caso o IPVA 2022 não seja pago em dia

      Caso o dono do veículo não pague o IPVA em dia, corre o risco de perder descontos futuros. Assim, além de amargar altos juros, você ainda corre o risco de ficar inadimplente.

      A cobrança de juros também varia conforme as leis do seu estado.

      No entanto, alguns cobram por dia de atraso, como é o caso de São Paulo (multa de 0,33%) mais juros de mora. A taxa cobrada pelo atraso tem como base de cálculo a taxa Selic.

      Ao permanecer inadimplente, o proprietário do veículo ainda pode ter seu nome incluído no cadastro do Cadin Estadual.

      Trata-se de um tipo de cadastro de inadimplentes e, assim como acontece com quem não paga as contas em dia, o proprietário terá dificuldade de conseguir crédito.

      Além disso, o proprietário do automóvel ainda pode ter seu nome incluso em outros órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa.

      Mas os transtornos para quem não pagar o IPVA 2022 em dia não param por aí!

      O dono do veículo não poderá licenciar o automóvel caso tenha débito de IPVA, podendo ter seu carro recolhido caso seja parado em uma blitz. Além disso, ele poderá receber uma multa no valor de R$ 293,47 e perder 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

      Entenda quem está isento de pagar o IPVA 2022

      De modo geral, todos os anos estão isentos do pagamento do IPVA:

      • Automóveis mais antigos, conforte as regras de cada Estado; 
      • Veículos de empresas concessionárias de serviço público de transporte coletivo;
      • Embarcações com motor de potência inferior a 25 HP;
      • Táxis de propriedade de motoristas profissionais autônomos;
      • Veículos terrestres com motor de potência inferior a 50 cilindradas;
      • Máquinas agrícolas;
      • Veículos pertencentes a embaixadas, representações consulares, funcionários de carreira diplomática;
      • A pessoas jurídicas de direito privado, instituídas pelo poder público estadual ou municipal.

      O IPVA também não é devido pelos veículos a serviço de órgãos públicos, partidos políticos – inclusive suas fundações –, entidades sindicais, templos religiosos, instituições de educação e assistências sociais sem fins lucrativos.

      No Amapá, o IPVA não incide sobre os veículos que tenham mais de 10 anos, contados do ano seguinte à data de sua fabricação.

      Viu como manter o pagamento do imposto do IPVA em dia é a melhor solução para evitar transtornos com o acréscimo de juros, multas e ainda evitar perder pontos na CNH?

      Se você precisa colocar em dia a sua CNH, encontre um parceiro Procondutor mais perto de você e tire suas dúvidas!

      Escrito por Equipe Procondutor

      A Procondutor é especialista em educação digital para o trânsito e produz conteúdo para formação, capacitação, reciclagem e aprimoramento de motoristas.

      Compartilhe:

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *