Índice

    Curso de transporte de valores: quais os requisitos para se inscrever

    Curso de transporte de valores quais os requisitos para se inscrever
    Índice
      Curso de transporte de valores quais os requisitos para se inscrever

      O curso de transporte de valores confere a oportunidade de atuar no segmento de segurança privada e também como motorista de carro forte.

      A área oferece ao profissional uma série de vantagens, como carga horária flexível, sendo a mais comum a escala 12X36, além dos benefícios oferecidos pelo empregador.

      Mas, para atuar como motorista de transporte de valores, é preciso passar pelo curso de formação de vigilante e também preencher os pré-requisitos.

      Ficou curioso e quer saber mais sobre o curso de transporte de valores e quais as exigências para se inscrever? Então, continue a leitura!

      Entenda o que é o transporte de valores

      Transporte de valores é um serviço prestado pelo vigilante na guarda e segurança de dinheiro, ou itens de grande valor, como jóias, barras de ouro e obras de arte.

      O profissional que atua com transporte de valores tem a missão de garantir a segurança da carga, protegendo-a contra ameaças como furto ou roubo.

      Conforme a Portaria DPF nº 3.233/2012, para que os bens ou valores em espécie sejam transportados, é necessário utilizar veículos, e esses podem ser comuns ou especiais.

      Nesse cenário, o serviço de transporte de valores envolve o estudo dos riscos que cercam o deslocamento desses automóveis e suas operações diárias.

      Outros fatores, como trajeto e isolamento da carga, também garantem a entrega segura da carga em seu destino.

      O que faz um profissional dessa área

      Para atuar com transporte de valores é preciso fazer o curso de vigilante.

      A norma é regida pela Lei nº 7.102/83, que também determina que a carga de valores deve ser transportada por empresas especializadas.

      De outra forma, o transporte de valores também pode ser feito pelo próprio estabelecimento financeiro.

      Mas, para isso, ele precisa ter toda a estrutura para esta finalidade.

      Para tanto, deve contar com pessoal especializado e aprovado no curso de formação de vigilante autorizado pelo Ministério da Justiça.

      Como funciona o curso de transporte de valores

      Para se fazer cumprir todas as exigências legais, é necessário que os profissionais que atuam com transporte de valores passem pelo curso de formação de vigilantes.

      O motorista de transporte de valores também deve fazer o curso.

      Assim, devem proceder com o curso de extensão em transporte de valores, que possui como finalidade treinar profissionais para um processo de segurança.

      Tal atividade requer uma equipe qualificada e altamente treinada para adotar medidas preventivas para proteger a carga dos mais diversos perigos.

      Nesse cenário, a capacitação é essencial para que cada profissional tenha condições de neutralizar a ação de criminosos que possam colocar a carga em risco.

      Esses profissionais devem proteger a si mesmos e as demais vidas ao redor da carga de valor que está sendo transportada.

      Logo, a função do curso de extensão em transporte de valores é possibilitar o acesso aos alunos a técnicas, conhecimentos e habilidades que o habilitem para o pleno exercício da profissão.

      Sobre o curso de transporte de valores

      O método de ensino usado no curso de transporte de valores visa capacitar o aluno com vivências práticas e teóricas.

      Com isso, é esperado que ele tenha uma ampla vivência com as questões relacionadas a transporte de valores.

      Fazem parte do treinamento exercícios com armamento de última geração e simulação no carro forte.

      Para que o aluno tenha êxito em suas atividades, ele precisa de uma boa preparação psicológica, a fim de que possa equilibrar as suas emoções para os momentos de risco.

      Estão entre os principais conteúdos do curso de transporte de valores:

      • educação física;
      • legislação aplicada;
      • armamento e tiro;
      • transporte de valores;
      • resoluções e situações de emergência;
      • atividades práticas e teóricas.

      Saiba onde você deve se inscrever para fazer o curso de transporte de valores

      O curso de transporte de valores deve ser realizado em instituição de ensino com foco na formação de vigilantes, sendo que o curso deve ser autorizado pelo Ministério da Justiça.

      Conheça os requisitos para se inscrever

      Para se inscrever no curso de formação de vigilante, é preciso seguir alguns requisitos. Veja a seguir!

      • Ter sido aprovado nos exames de aptidão física e mental;
      • Ter sido aprovado no curso de formação de vigilante;
      • Estar quite com as obrigações eleitorais;
      • Não possuir antecedentes criminais e ser penalmente imputável;
      • Possuir RG e CPF.

      Quais são as responsabilidades do motorista de carro forte?

      O motorista de carro forte é o responsável por conduzir o veículo em  segurança e, para isso, deve seguir as normas da empresa de transporte de valores.

      Também deve respeitar os padrões de segurança estabelecidos pelas leis de trânsito.

      É dever do motorista do carro forte permanecer dentro do veículo no decorrer das operações, mantendo-se atento ao ambiente externo.

      Também é esperado que ele esteja atento e preparado para deslocar o veículo em caso de possíveis ataques.

      Ainda deve trabalhar de forma a integrar a equipe de transporte de valores, contribuindo de forma efetiva para o bom andamento das atividades.

      O motorista é responsável ainda por verificar o estado de conservação e a documentação do veículo.

      Quais os pré-requisitos para se tornar um motorista de carro forte?

      Além dos pré-requisitos exigidos para o curso de vigilante que já informamos acima, se você tem interesse em se tornar um motorista de carro forte é preciso:

      • possuir ensino médio completo;
      • possuir CNH C, D ou E;
      • ter concluído o curso de Extensão em Transporte de Valores;
      • ter vivência como Vigilante Patrimonial.

      Saiba o valor do investimento do curso de transporte de valores

      Os valores do curso de transporte de valores variam de acordo com a região do país.

      Na região Sul do Brasil, por exemplo, é possível encontrar instituições de ensino que oferecem o curso com certificado a R $600,00.

      Viu como o curso de transporte de valores pode ser uma excelente opção para você voltar ao mercado de trabalho?

      Vale lembrar que trata-se de um curso de extensão e, por esse motivo, você já deve ter concluído o curso de formação de vigilante. Além disso, caso possua CNH C, D ou E, pode atuar como motorista de carro forte.

      Quer mais informações sobre onde você deve ir para se inscrever no curso de transporte de valores? Entre em contato com a Procondutor e encontre o centro de formação mais próximo de você!

      Escrito por Equipe Procondutor

      A Procondutor é especialista em educação digital para o trânsito e produz conteúdo para formação, capacitação, reciclagem e aprimoramento de motoristas.

      Compartilhe:

      Comentários

      1. Boa tarde. Meu irmão está interessado em fazer curso para carro forte. Não sabe onde fazer e como proceder. precisa curso de vigilante primeiramente? Ou pode fazer o curso completo. Por favor, necessito maiores informações.

      2. Ola boa noite , me chamo Adriano gostaria de saber pra ser segurança de carro forte ou necessita ter o curso de vigilante primeiro como funciona? Brigado boa noite

        1. Olá Adriano, tudo bom? Sim, você precisa fazer o curso de vigilante. Após o curso você irá se qualificar para ser condutor de carro forte. A porta de entrada é o curso de vigilante, depois, você pode se qualificar em outras funções dentro da segurança privada.

        1. Nós ficamos felizes em saber que o artigo esclareceu as suas dúvidas.

          Recomendamos que você entre em contato com o instituição de ensino com foco na formação de vigilantes autorizado pelo Ministério da Justiça mais próximo e verifique. 🙂 Equipe Procondutor.

        1. Olá Leonardo, tudo bom?

          Recomendamos que você entre em contato com o instituição de ensino com foco na formação de vigilantes autorizado pelo Ministério da Justiça mais próximo e verifique. 🙂 Equipe Procondutor.

      3. Estou fazendo o curso de vigilante, e quero fazer a extensão de transporte de valores. E difícil entrar no mercado de trabalho?

        1. Olá André, tudo bom? Dificilmente você vai entrar diretamente no transporte de valores, por ser uma área que necessita de mais experiência e qualificação. Sempre existe a possibilidade. Normalmente você faz o curso e a extensão e começa a trabalhar em postos de serviço, aqui recomendamos que você comece em uma empresa que já preste o serviço de transporte de valores. Pois, com o tempo, você ganhará a confiança da equipe e, quem sabe, alcançar o posto desejado. 🙂 Esperamos ter ajudado, Equipe Procondutor.

        1. Olá Adilson, tudo bom? Para fazer o curso você não precisa ter CNH. De qualquer forma, recomendamos que você entre em contato com o instituição de ensino com foco na formação de vigilantes autorizado pelo Ministério da Justiça mais próximo e verifique. 🙂 Equipe Procondutor.

      4. Olá boa tarde gostaria de saber , se eu fizer um curso de vigilante, e depois me já querer fazer de transporte de valores eu consigo?, Ou tenho que ter quanto tempo de experiência primeiro ?

      5. Boa tarde , gostaria de saber como faço para me escrever para trabalhar como segurança de carro forte , e aonde posso está indo para fazer o curso ?.

        1. Olá Lucas, tudo bom? Você precisa entrar em contato com o instituição de ensino com foco na formação de vigilantes autorizado pelo Ministério da Justiça mais próximo e posteriormente fazer o curso de carro forte.

      6. Olá
        Fiz o curso de vigilante a alguns anos. A ata já perdeu a validade um bom tempo.
        Eu teria que reciclá-la para iniciar no curso de transporte de valores?
        E é necessário que tenha CNH mesmo que não seja para motorista de transporte de valores?
        Obrigado

        1. Olá Marcos, tudo bom? Sim, é necessário fazer a reciclagem se a sua ata perdeu a validade. Para fazer o curso você não precisa ter CNH. De qualquer forma, recomendamos que você entre em contato com o instituição de ensino com foco na formação de vigilantes autorizado pelo Ministério da Justiça mais próximo e verifique. 🙂 Equipe Procondutor

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *